Com informações: Soumamae
O amor por um filho não tem limites. Cada passo que as mães dão são sempre pensando nele, incluindo as broncas e correções em determinados momentos. No entanto, as crianças às vezes têm dificuldade para perceber e compreender todo o amor que sentimos por eles.
Por esse motivo listamos a seguir 13 maneiras de mostrar o seu filho o quanto você o valoriza e o quer bem.
1. Desejando-lhe bom dia assim que ele abrir os olhinhos ao amanhecer. Dizendo-lhe frequentemente frases de amor como “eu te amo”, falando sempre de maneira respeitosa, fazendo com que ele saiba o quanto é importante para você e para a família.
2. Manter frequentemente o contato físico com carícias, beijos e abraços. Sempre que puder, diga que confia nele.
3. Aprender os nomes do seu desenho animado e dos personagens favoritos. Identificar uma música especial colocar em momentos difíceis para ele.
4. Ser humilde e pedir desculpas quando você estiver errada.
5. Contar histórias, ler contos, ou ainda contar histórias de quando era pequena.
6. Educar com o exemplo. Seja um exemplo na sua vida, mantendo uma imagem de pessoa honesta, trabalhadora, paciente e respeitosa.
7. Dedicar frequentemente um tempo de qualidade ao seu filho. Mesmo que seus interesses mudem, o que é natural, nunca deixe de dedicar um tempo a ele.
8. Estabelecer regras que estimulem a sua disciplina e que facilitem a sua integração na sociedade.
9. Motive-o constantemente para que ele concretize suas metas, não importa se são pequenas ou mais significativas. O importante é que ele entenda que com esforço e perseverança os objetivos podem ser alcançados.
10. Compartilhe com ele experiências diferentes, como viajar, brincar e cantar. Estes são excelentes momentos para mostrar o quanto você o ama e se importa com ele.
11. Se envolver em sua formação escolar. Comunique-se com frequência com o seu professor para que juntos vocês possam resolver os pontos fracos, ou ainda, ficar atentos a qualquer mudança de atitude com os colegas de sala.
12. Seja recíproca com seus sentimentos. Largar o que está fazendo quando ele compartilhar qualquer gesto de amor, não se esquecendo de agradecer carinhosamente. Mostre o seu amor incondicional apoiando-o em momentos de dificuldades ou quando ele estiver doente.
13. Sempre deseje-lhe boa noite antes de dormir. Dê um beijo carinhoso em sua bochecha ou em sua testa.
O amor recíproco e cúmplice
As crianças têm a capacidade de formar laços fortes com qualquer um que seja capaz de responder às suas necessidades físicas e emocionais. Esses vínculos costumam ser completos e profundos com as pessoas que lhe proporcionam apoio, segurança e amor.
Demonstrar ao seu filho o quanto você o ama e o valoriza pode facilitar a compreensão sobre as diferentes maneiras que você pode dar e receber amor. Lembre-se: não há amor mais intenso, recíproco e cúmplice do que aquele entre mãe e filho.
A ligação entre mãe e filho se estabelece e se solidifica baseado nessa interação constante de amor mútuo. Este amor consolida um dos relacionamentos mais fortes e mais intensos que existem na natureza que é o amor de mãe e filho: um amor insubstituível, necessário e duradouro.