Enquanto a maioria das agências de modelos descobrem seus maiores talentos aos 16 anos de idade, uma agência e Moscou foi contra o padrão e representa exclusivamente modelos acima dos 45 anos.
A empresa, chamada Oldushka, se orgulha desse trabalho que alcança até os 85 anos – e exibe muitos cabelos grisalhos.
O fundador, Igor Gavar, diz que ‘a beleza é uma qualidade que fica mais valorizada com os anos’.
Além do modelo masculino – Sergey, de 45 anos, que de acordo com Gavar só foi contratado porque parece ser mais velho do que realmente é – o rosto mais novo da agência tem 60 anos.
A criação da empresa veio na hora certa, especialmente porque a diversidade de idade vem crescendo dramaticamente do mundo da moda.
Para o outono de 2017, Dries Van Noten recrutou antigas modelos que já estavam nos 50 anos; Carmen Dell’Orefice, aos 85 anos, fechou o show do desfile de Guo Pei.
As modelos da Oldushka, com seus rostos elegantes, estão trabalhando ativamente. Seus cabelos prateados ficaram relativamente em alta na Rússia, decorando lookbooks de designers e marcas locais.
Além de gerar empregos, a agência oferece a oportunidade para modelos mais velhas de tentarem algo completamente diferente. Valentina Yassen, de 62 anos, era uma atriz profissional e só tentou a carreira de modelo por insistência do filho. Ele disse ‘você não irá perder nada, mas é possível se abrir a algo novo’.
A empresa está conseguindo mudar a cara da moda, e ampliando as percepções do que a beleza realmente pode ser. Gavar diz ‘Elas [as modelos] são um exemplo inspirador mostrando que é possível ser bonita na sua idade’.
Veja algumas modelos a seguir
Leia também:15 filmes que todo apaixonado por psicologia deve ver
Texto originalmente publicado no Vogue.com, livremente traduzido e adaptado pelo site