O significado do “eu te amo”, explicado por um mestre Zen

O amor é um dos sentimentos mais abrangentes que nós experimentamos, mas o que realmente significa?

Geralmente, quando dizemos “eu te amo” para alguém, transmitimos a mensagem de que estamos prontos para levar nosso relacionamento a outro nível.

Por outro lado quando nós ouvimos “eu te amo” de alguém, criamos toda uma expectativa de um futuro ao lado dessa pessoa.

Mas como realmente saber se esse é o passo certo para entrarmos em um relacionamento e se a outra pessoa também está sendo sincera? Se realmente te ama de verdade ou se quer estar do seu lado apenas para suprir uma carência interna?

O mestre zen budista Thich Nhat Han fala sobre esse assunto em seu livro How to Love

Abaixo, colocamos uma passagem em que ele explica porque “eu te amo” pode não significar o que pensamos que é.

O que “eu te amo” realmente significa

Segundo Thich Nhat Hanh, “o entendimento é o outro nome do amor”, significa que quando amamos realmente outra pessoa, realizamos um esforço para compreendê-la.

“Muitas vezes, quando dizemos ‘eu te amo’, nós nos concentramos principalmente na ideia do ‘eu’, e menos na qualidade do amor que está sendo oferecido. Isso é porque somos capturados pela ideia do ser individual. Uma flor é feita apenas de elementos não flores, como a clorofila, a luz solar e a água. Se removêssemos todos os elementos não florais da flor, não haveria nenhuma flor. Uma flor não existe sozinha. Só pode existir com a ajuda de todos. Os seres humanos são assim também. Nós não podemos existir sozinhos, por nós mesmos. Eu sou feito apenas de elementos ‘não-eu’, como a Terra, o Sol, os pais e os antepassados. Em um relacionamento, se você pode ver a natureza da interação entre você e a outra pessoa, pode ver que o sofrimento dela é seu próprio sofrimento, e felicidade dela é sua própria felicidade. Enxergando as coisas dessa maneira, você fala e age de forma diferente. Isso, por si só, pode aliviar muito sofrimento.”

O  verdadeiro amor é quando duas pessoas se tornam uma

“Em um relacionamento profundo, não há mais um limite entre você e a outra pessoa. Você é ela e ela é você. Seu sofrimento é o sofrimento dela. Sua compreensão de seu próprio sofrimento ajuda a pessoa amada a sofrer menos. Sofrimento e felicidade não são mais assuntos individuais. O que acontece com a pessoa amada, acontece com você. O que acontece com você acontece com a pessoa amada[…] No amor verdadeiro, não há mais separação ou discriminação. A felicidade e o sofrimento são dos dois. Você não pode mais dizer: “Isso é problema seu.”

Texto originalmente publicado no Ideapod, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Bem Mais Mulher






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.