O Museu da Empatia sucesso em outros paises chega ao Brasil para ensinar a se colocar no lugar do outro

Empathy Museum, sediado em Londres, nasceu em 2015, desde então uma versão pocket de sua exposição interativa “A Mile in My Shoes” vêm circulando por diversas cidades e países, para impactar pessoas e promover a transformação.

O projeto chegou ao Brasil com o título “Caminhando em seus sapatos”, foi feita uma curadoria com 25 histórias contada por 25 personagens diferentes com o intuito de que o ouvinte possa se colocar no lugar do outro.

A ideia é falar muito da importância da empatia para sociedade, como explica a  diretora executiva do intermuseus Adrea Buoro.

“A ideia era captar questões sociais, de desigualdade, lutas e militâncias contra a gordofobia, machismo, além de abordar conceitos como superação, amor e resistência”, conta em entrevista ao Hypeness.

bemmaismulher.com - O Museu da Empatia sucesso em outros paises chega ao Brasil para ensinar a se colocar no lugar do outro

Esses sentimentos prometem proporcionar uma experiência única a quem visita a exposição a partir da sua escolha por qualquer caixa de sapatos, sem conhecer as informações contidas, somente o primeiro nome.

“Dizem que é a história que escolhe o visitante”, conta Renato, que também trabalha na mostra.

Uma das histórias interessantes é de uma caixa com um  calçado número 35 pertencente à Alessandra, que se tratava de uma garota de programa, que apesar da profissão sonhava em ser psicóloga. Outra caixa tinha um calçado número 42 pertencente a Paulo, ele é pai de uma portadora de Síndrome de Down. Em um áudio emocionante ele relata as dificuldades que enfrentou para superar o desafio da inclusão social a partir daquela condição da filha.

“Toda história tem um contexto, vivemos numa sociedade que tem grande desigualdade e, por isso, a gente quer promover essa sensação de olhar para as pessoas de forma mais ampla”, justifica Andrea Buoro.

bemmaismulher.com - O Museu da Empatia sucesso em outros paises chega ao Brasil para ensinar a se colocar no lugar do outro

A mostra encontra-se no pavilhão da Bienal de São Paulo até dia 17 de dezembro no Parque do Ibirapuera,  na Praça das Bandeiras.

Com Informações:Hypeness
Fotos: Hypeness






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.