Como eu curei minhas feridas e fiquei emocionalmente livre

Quando falamos de feridas emocionais, não estamos nos referindo exclusivamente aos danos que uma pessoa pode nos causar.

Também somos responsáveis por muitas dessas lacunas, essas limitações pessoais.

Há pensamentos que machucam, você não precisa alimentar o ego ou se agarrar ao passado para viver apenas na nostalgia, por exemplo .

Nossa atitude de ocasião para a vida também corrói nossa alma e a maneira como nos relacionamos com o mundo.

Curar, corrigir esse tipo de construção interna é uma maneira de ser emocionalmente livre. Agora, devemos antes de tudo fazer um exercício saudável de reflexão e vontade clara de querer mudar as coisas, mas do nosso próprio interior.

Lá onde reside a força emocional autêntica.

Todos nós acreditamos que temos um grande sentimento de liberdade, mas é falso. Somos controlados por nossas crenças, às vezes limitadas, por nossas feridas emocionais, que nos prendem … Como podemos renascer emocionalmente para ser verdadeiramente livres?

Chaves para alcançar a liberdade emocional

Em primeiro lugar, devemos ter claro que nem todas as pessoas são iguais, nem temos a mesma “mochila” de experiências vividas.

No entanto, quando falamos de pensamentos e emoções que limitam nosso crescimento pessoal e nossa liberdade, há alguns eixos básicos que valem a pena levar em conta para, pelo menos, refletir sobre eles.

Nós convidamos você a fazer isso conosco.

1. Não tenha medo de dor emocional

A dor, como o sofrimento , não pode ser escondida em um canto secreto do nosso corpo. Cada ferida sangra, toda dor emocional chora , grita ou sente em todos os seus abismos de solidão.

Suas emoções não são seus inimigos nem definem você . Isto é, você pode, por exemplo, sentir o sofrimento da decepção em um momento muito específico em sua vida, no entanto, nem toda a sua existência será (e não deve ser) influenciada por esse sentimento.

A dor é vivida no ” aqui e agora “, deve ser entendida e administrada da maneira mais saudável possível. Se não fizermos isso, se optarmos por esconder essas emoções, seremos acorrentados por toda a vida, e nossa liberdade pessoal e emocional será apenas uma ilusão.

2. Você deve aprender a ser compreensivo consigo mesmo

Você cometeu um erro? Você investiu parte do seu tempo e sua vida em uma pessoa que, talvez, não merecesse isso? Não se castigue ou rotule-se como “ineficaz”, muito menos como “malsucedido”:

Nenhuma vida que vale a pena é incólume por erros . Além disso, qualquer aspecto que você considera “erro” é, na verdade, um aprendizado e uma experiência da qual você pode ficar ainda mais forte.

Seja compreensivo consigo mesmo e entenda que a última coisa que você deve fazer é criar ou alimentar um sentimento de culpa antes do que aconteceu.

Mantenha uma mente aberta capaz de aceitar qualquer experiência, boa ou ruim, porque é disso que se trata a vida.

Tente sempre acordar todas as manhãs com o entusiasmo renovado, tenha sempre em mente que você merece ser feliz, bloqueie os pensamentos negativos e com certeza você será bem sucedido.

Com todo esforço que você fizer, a cada passo que der para ser feliz novamente, será uma maneira de se libertar dos erros e da culpa.

3. Você não pode mudar quem te fez (ou que te machuca)

Se você tem que viver com uma família , pais ou irmãos que o magoam de alguma forma, você deve estar muito claro que não pode mudá-los . Você não pode mudar a maneira de entender as coisas ou sua personalidade.

Agora, para ser emocionalmente livre, você deve curar sua influência em si mesmo. Você é o que importa neste caso e você que está sofrendo.

Muitas daquelas coisas que você fez no passado você internalizou , elas “encrostaram” e até criaram uma ferida invisível, e é aí que estão as correntes.

Liberte-se, suponha que eles não precisam mais machucá-lo, tente perdoar, mas avance enquanto estabelece limites.

Cure as palavras proferidas ou não, cure a dor da decepção ou do desprezo, solte os fardos e, por sua vez, levante a voz para deixar claro que você não será uma vítima. Você está curado, renasceu e está livre emocionalmente.

4. Cure suas raízes

O que queremos dizer com curar nossas raízes? É, sem dúvida, um aspecto complexo que estrutura muitas áreas pessoais, muitas experiências e construções psicológicas , no entanto, basta levar em conta essas dimensões.

Refletir sobre eles:

– Desativar o ego no seu dia a dia , permitirá que você tenha uma visão mais ampla e livre das coisas.

– Não se submeta a circunstâncias ou lute com elas fomentando ódio ou ressentimento. Evite os extremos porque as duas dimensões o ancoram e arrastam você. Mantenha o equilíbrio, a paz interior e priorize sua liberdade emocional acima de tudo.

– Não se proteja sob um positivismo não objetivo . Não se trata de desenhar sorrisos quando o que sentimos é uma profunda tristeza, porque desta forma o que você faz é embelezar as folhas de sua árvore sem levar em conta que suas raízes estão doentes.

– Sinta suas emoções e gerencie-as corretamente, porque senão você se tornará uma máscara muito distante de como você realmente é. O crescimento pessoal requer coragem e integridade consigo mesmo.

  • Siga a Revista Bem Mais Mulher no Instagram aqui.
  • Curta a Revista Bem Mais Mulher no Facebook aqui.

Texto originalmente publicado no La Mente es Maravillosa, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Bem Mais Mulher






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.