Dê espaço a quem você ama

Por: Andrés Navarro Romance

A crença de que amar alguém implica a necessidade de ficar o mais próximo possível dela por mais tempo é generalizada hoje. No entanto, dar espaço quando você ama também é importante.

Um amor sincero e genuíno, livre do medo, do egoísmo, de oferecer ao outro a possibilidade de respeitar o tempo e o espaço.

O que significa dar espaço quando você ama?

No contexto de uma relação de amor romantica, poderia ser entendida que dar espaço para a outra pessoa é a abertura para realizar atividades vitais de forma independente e privada, durante o tempo que você precisa. E, principalmente, de uma forma livre de julgamentos e conseqüências.

“O ciúme é sempre o instrumento perfeito que destrói a liberdade interior e elimina toda a felicidade possível na presente companhia.”
-Gregorio Marañón-

Ou porque detectamos essa necessidade em nosso parceiro ou porque explicitamente nos pede para conceder um tempo e espaço privados sem sermos observadores ou influentes, dependendo de como você olha, ou como um ato de amor. Afinal, se você realmente ama alguém, você não desejaria o melhor para essa pessoa?

Amor, egoísmo e ciúme

Muitos são os especialistas, que concordam que amar verdadeiramente equivale a amar incondicionalmente. Ou seja: o amor em forma pura, o desejo de desfrutar de uma vida melhor e de fornecê-la ao outro, enquanto admira e respeita a pessoa, deve estar isento de condições.

Portanto, em virtude de um sentimento de propriedade sobre a outra pessoa, dar espaço quando se ama pode ser percebido como a renúncia de reivindicar o que não é certo por direito; como uma amostra, mesmo, de desprezo ou desinteresse em relação ao outro membro do casal.

No geral, a era atual parece exigir uma nova visão do amor onde o amor significa da liberdade suficiente para a outra pessoa para crescer, desenvolver e aprender a tomar medidas vitais de forma independente.

Dar espaço quando se ama poderia neutralizar essa tendência, ainda difundida em muitos contextos, de romantizar-se romanticamente com a outra pessoa.

Para completar, vamos apresentar alguns breves pensamentos para lhe manter em mente formas de amor próprio em tempos atuais, que é, saber dar espaço é também saber amar e demostrar amor:

Ninguém é dono de ninguém; a quantidade de demandas que uma ou outra direção pode fazer entre membros de um casal deve ser limitada.
Amar, é saudável e bom – Poder orbitar em torno de um compromisso com outra pessoa , mas nenhum outro propósito do que isso sem a necessidade de se sentir titular e diretor das ações de ninguém.
Todas as pessoas têm o direito de tomar decisões livremente e de se conhecerem melhor e de evoluírem individual e independentemente.






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.