“NÃO COMPRE SAPATOS, COMPRE APARTAMENTOS”

Por: Pequenas Empresas e grandes Negócios 

Durante a semana passada, a cidade de São Francisco, na Califórnia, sediou o Dell Women’s Entrepreneur Network (Dwen), um grande encontro de empreendedoras de todo o mundo. Entre as palestrantes que enriqueceram o encontro, a escritora cubana Nely Galan, que trabalhou grande parte de sua vida como executiva e empreendedora de redes de TV, subiu ao palco para dar dicas de como mulheres podem ganhar dinheiro.

Nely, que hoje também é advogada da causa feminina, enriqueceu nos Estados Unidos e construir uma vida, como ela mesma diz, “rica em todos os aspectos”.

Alguns dos principais conselhos que a empreendedora deu é nunca violar a própria natureza e nem abrir mão dos sonhos por conta de um relacionamento.

A escritora ainda discursou que, por muito tempo, as mulheres foram educadas para acreditar que deveriam aguardar por um príncipe encantado que as tirasse de sua miséria – inclusive financeira. Esse pensamento, segundo Nely, limite a capacidade tanto das mulheres quanto dos homens, pois impede que eles desenvolvam seus talentos.

Ao contrário dessa teoria, Nely diz que os relacionamentos têm maiores chances de dar certo quando não há dependência financeira entre o casal, mas apenas emoção e afeto.

Outro ponto que a palestrante destacou é que as mulheres devem controlar as compulsões consumistas e guardar dinheiro, pois isso garante mais segurança para tomar decisões importantes.

Baseando-se em sua experiência pessoal, Nely expressou o mantra: “don’t buy shoes, buy buldings” (“não compre sapatos, compre apartamentos”, em tradução livre). Outras dicas da escritora estão no livro Self-made, ainda sem tradução para o português, lançado em maio do ano passado.

Saiba mais sobre o assunto no boletim “Bolsa de Valores: liderança feminina no mundo dos negócios”, da rádio CBN, por Sandra Boccia, diretora de redação de Pequenas Empresas & Grandes Negócios:






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.