“O adolescente não é dono do quarto”  Içami Tiba

“O adolescente não é dono do quarto” Içami Tiba

Autor de diversos livros, médico psiquiatra e psicodramatista, Içami Iba, que faleceu em São Paulo aos 74 anos, deixa muitas lições para os pais, sobretudo sobre como lidar com adolescentes.

Autor do best-seller “Quem Ama, Educa!”, Içami Tiba sempre enfatizava que pai não é amigo. Quer saber o motivo?

Grande pensador dos nossos tempos, Içami Tiba deixou-nos sábias orientações sobre família, maternidade, paternidade, educação de filhos e diversas outras temáticas muito relevantes.

Pai não pode dar tudo e não controlar a vida do filho.

Quando digo controle, quero dizer que o pai deve fazer com que o filho corresponda às expectativas, que o filho faça o que precisa ser feito. Um filho não pode deixar de escovar os dentes ou deixar de estudar e o pai não pode deixar isso passar”, explicava Tiba.

Sabemos que a adolescência é um período complicado para os pais, porém Içami Tiba em sua página oficial hoje cuidada por seus filhos, nos da um dica muito importante citando um trecho de seu livro “Educação Familiar – Presente e Futuro” Confira abaixo:

“O adolescente não é dono do quarto”. O quarto pertence à casa. Se ele não o arruma, não tem por que lhe entregar o quarto. Portanto, após deixar passar algumas oportunidades para não arrumar, combina se um prazo.

Assim que terminar o prazo, e ele continuar teimando em não arrumar, faça a reintegração de posse porque “O adolescente não é dono do quarto”.

Leia Também: 10 ensinamentos que Içami Tiba deixa para pais e educadores

Mas tiremos a porta e deixemos o vão aberto para a casa. O espaço, ao retornar a casa, deverá ser arrumado quando se arruma a sala. Por exemplo, o custo da sua privacidade é tomar conta do seu ambiente.

Não existe “pra mim tá bom assim” quando o filho pertence à família.

Longe de ser um pensionista, ele é um integrante da família.” (Livro: “Educação Familiar – Presente e Futuro”, de Içami Tiba)






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.