A Bahia sofre com temporais, as fortes chuvas romperam duas barragens o que provocou a morte de mais uma pessoa neste fim de semana natalino, assim, já tem 18 vítimas fatais das chuvas desde novembro. O Governador afirma que dos 417 municípios do estado 37 têm comunidades inteiramente alagadas pelas águas.
Infelizmente, a 18ª morte foi do dono de balsa Olivan Alves Mota, 60 anos, ele se afogou ao ser arrastado pela correnteza e foi atingido por um cabo de aço da própria embarcação. O falecimento aconteceu no domingo (26) em Rio das Contas, Aureliano leal, no sul da Bahia.
A intensidade das chuvas provocou o rompimento de duas barragens em Vitória da Conquista, no sábado (25), e Jussiape, Chapada Diamantina, na manhã do domingo. Os moradores foram orientados a deixarem suas casas.
“Acabei de receber novo levantamento e temos, neste momento, 37 cidades fortemente atingidas pelas chuvas. Visitei Itabuna e Itajuípe e as imagens são muito fortes. Na história recente da Bahia, não lembro de tragédia tão grande”, afirmou Rui costa.
Dez rodovias estão com dificuldades de locomoção ou totalmente interditadas, conforme informações dos policiais rodoviários do estado e federal. Um trecho da BR-330 cedeu, abrindo uma grande cratera, o que dificulta mais ainda a vida dos moradores.
O perigo aos moradores é tanto que em Salvador, moradores de dois bairros, Castelo Branco e Sete de Abril, receberam orientações de deixarem suas residências durante o sábado à noite, por conta dos riscos de desabamento dos imóveis devido aos deslizamentos de terra.
Em Itabuna, várias casas, lojas, bancos, empresas amanheceram completamente alagadas neste domingo, logo após o Rio Cachoeira subir 9 metros. Assim, dez prédios das cidades estão sendo utilizados para abrigar moradores.
Com informações: G1