Construção barata, simples, sustentável e que ainda permite poupar espaço – o que mais poderíamos pedir pra resolver alguns problemas habitacionais das nossas cidades? Steve Areen, ex-comissário de bordo e fotógrafo americano, está dando que falar por conta de sua Dome Home, uma casa construída na Tailândia em apenas 6 semanas e que custou 8 mil dólares (pouco mais de 18 mil reais).
Tudo começou com as viagens: durante 22 anos, Areen correu o mundo e os lugares mais remotos deste planeta, normalmente sozinho (ele diz que a curiosidade é sua maior companheira). Em uma dessas viagens, o fotógrafo encontrou um pedaço de terra no noroeste da Tailândia, um mangueiral onde decidiu construir uma casa inovadora.
Ele pegou em tijolos de concreto e, com dois ajudantes e com materiais conseguidos junto da população, construiu portas, prateleiras, um lago e uma pequena varanda. A casa é ainda aquecida naturalmente e iluminada por enormes janelas, com um quarto com telhado verde. O banheiro é uma espécie de pátio, com plantas e água.
Além de sustentável e barata, a casa é linda por dentro e por fora, e nos obriga a refletir sobre a importância que damos às coisas materiais. Dá uma olhada no processo de construção e no resultado final.
A Dome Home (que significa qualquer coisa como “Casa-Cúpula”, pelo seu aspeto exterior) é inspirada na ideia de “compact living” japonesa, num país onde a sobrepopulação obriga a pensar novas formas de habitação. Areen quer levar o conceito para os Estados Unidos, mas o desafio é maior, pelas leis de construção e habitação mais rígidas do país.
Steve gravou inclusive um vídeo apresentando a sua casa inovadora, olha só:
Pra ver mais, é seguir a página pessoal do fotógrafo e artista.
todas as fotos © Steve Areen