Como dizer NÃO às crianças sem dizer
Mother having discussion with son

As crianças precisam de regras e limites para se sentirem seguras e os pais são responsáveis ​​por isso. Atualmente, muitos pais se sentem sobrecarregados quando se trata de educar seus filhos e muitas vezes abusam da palavra “NÃO” em seu vocabulário.

 Quando os pais usam demais essa palavra no momento em que se dirigem a seus filhos, eles apenas fazem com que os pequenos parem de ouvi-la e, pior ainda, façam sentido.

O uso e importância do NÃO na vida das crianças

Isso pode gerar frustrações nos pais, talvez eles achem que não estão fazendo as coisas certas e às vezes quando isso acontece acreditam que seus filhos não os escutam, começam os gritos e o mau humor. Você não precisa chegar a isso. A primeira coisa que os pais devem ter em mente é que, se os filhos não respondem ao ‘NÃO’, é porque os utilizaram tanto que deixaram de fazer sentido para eles.

A palavra ‘NÃO’,  você só tem que usá-la para momentos específicos, situações específicas onde há perigo real para a criança como se ele olha para janela, se ele soltar a mão no meio da rua, etc.

Se você realmente quer que seu filho ouça você e saiba quais são as regras e limites que existem em sua vida diária, então é muito importante que você aprenda a dizer não sem dizer, mas, não! Lembre-se que o NÃO é necessário na educação das crianças, já que às vezes dizer “não” como negativo é importante para que aprendam a tolerar a frustração e a ter empatia pelos sentimentos dos outros.

Com isto queremos dizer que usá-lo indiscriminadamente não faz sentido, que é melhor usá-lo para momentos reais de perigo. Mas o ‘não’ como negativo também é importante para utilizar -lo de vez em quando para que as criança a aprenda que ela é uma palavra usada e também aprender a tolerar e saber como usar em momentos específicos de sua vida. Eles também devem aprender a dizer “não” quando necessário em sua vida. Por exemplo, se uma criança é ensinada a dizer ‘não’ em momentos apropriados quando adolescente pode dizer não assertivamente ao seu grupo de pares, quando não quiser executar uma determinada atividade.

Como dizer NÃO sem dizer

Mas não abusar do NÃO é importante aprenda a dizê-lo sem dizer isso e também usar assertividade sem que seja necessário ser muito negativo nas conversas que temos com as crianças.

É importante que as crianças sintam que as entendemos, que suas emoções são as mais importantes e que elas também têm algum controle sobre suas ações. Assim, eles podem ser responsáveis ​​pelo que fazem e também evitar conflitos desnecessários e acessos de raiva que não ajudem a ter um lar equilibrado. Algumas dicas são:

    • Dê-lhes alternativas e opções positivas
    • Redirecione sua atenção para outro tópico
    • Dê explicações simples
    • Tenha palavras-chave em determinadas situações para redirecionar a ação

7 ideias para dizer NÃO, mas sem dizer

  • Não coma mais sorvete: Eu sei que você adora comer sorvete, mas comer demais pode machucar sua barriga.
  • Não brinque com comida: Eu sei que você adora brincar, mas a comida é para comer, para brincar você tem os brinquedos.
  • Não jogue os brinquedos no chão: Se você está cansado de jogar, nós os coletamos juntos.
  • Isto não é como você está jogando: Venha querida, eu vou te ensinar a jogar.
  • Não machuque o cachorro: O cachorro gosta das carícias, vem ensiná-lo a acariciá-lo como ele gosta.
  • Não bata: Se algo te incomoda, vamos usar as palavras para expressar como você se sente.
  • Não grite: Se você reclamar, é difícil para mim entender o que você quer, diga-me o que acontece com você com uma voz normal e procure uma solução juntos.
  • Siga a Revista Bem Mais Mulher no Instagram aqui.
  • Curta a Revista Bem Mais Mulher no Facebook aqui.

Texto originalmente publicado noEtapa Infantil, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Bem Mais Mulher






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.