As crianças precisam de regras e limites para se sentirem seguras e os pais são responsáveis por isso. Atualmente, muitos pais se sentem sobrecarregados quando se trata de educar seus filhos e muitas vezes abusam da palavra “NÃO” em seu vocabulário.
Quando os pais usam demais essa palavra no momento em que se dirigem a seus filhos, eles apenas fazem com que os pequenos parem de ouvi-la e, pior ainda, façam sentido.
Isso pode gerar frustrações nos pais, talvez eles achem que não estão fazendo as coisas certas e às vezes quando isso acontece acreditam que seus filhos não os escutam, começam os gritos e o mau humor. Você não precisa chegar a isso. A primeira coisa que os pais devem ter em mente é que, se os filhos não respondem ao ‘NÃO’, é porque os utilizaram tanto que deixaram de fazer sentido para eles.
A palavra ‘NÃO’, você só tem que usá-la para momentos específicos, situações específicas onde há perigo real para a criança como se ele olha para janela, se ele soltar a mão no meio da rua, etc.
Se você realmente quer que seu filho ouça você e saiba quais são as regras e limites que existem em sua vida diária, então é muito importante que você aprenda a dizer não sem dizer, mas, não! Lembre-se que o NÃO é necessário na educação das crianças, já que às vezes dizer “não” como negativo é importante para que aprendam a tolerar a frustração e a ter empatia pelos sentimentos dos outros.
Com isto queremos dizer que usá-lo indiscriminadamente não faz sentido, que é melhor usá-lo para momentos reais de perigo. Mas o ‘não’ como negativo também é importante para utilizar -lo de vez em quando para que as criança a aprenda que ela é uma palavra usada e também aprender a tolerar e saber como usar em momentos específicos de sua vida. Eles também devem aprender a dizer “não” quando necessário em sua vida. Por exemplo, se uma criança é ensinada a dizer ‘não’ em momentos apropriados quando adolescente pode dizer não assertivamente ao seu grupo de pares, quando não quiser executar uma determinada atividade.
Mas não abusar do NÃO é importante aprenda a dizê-lo sem dizer isso e também usar assertividade sem que seja necessário ser muito negativo nas conversas que temos com as crianças.
É importante que as crianças sintam que as entendemos, que suas emoções são as mais importantes e que elas também têm algum controle sobre suas ações. Assim, eles podem ser responsáveis pelo que fazem e também evitar conflitos desnecessários e acessos de raiva que não ajudem a ter um lar equilibrado. Algumas dicas são:
Texto originalmente publicado noEtapa Infantil, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Bem Mais Mulher
O Natal está se aproximando, e com ele vem a vontade de compartilhar momentos especiais…
O Adoçamento Amoroso é um Trabalho Espiritual realizado para suavizar as energias entre um casal.…
Após os 40 anos, certas cores de roupa podem fazer você parecer mais envelhecido devido…
COMO VENDER A LUA (PRIME VIDEO) O filme Como Vender a Lua, é uma comédia…
A Namíbia anunciou o abate de 723 animais selvagens, incluindo 83 elefantes, como uma medida…
A previsão do tempo indica que São Paulo enfrentará uma geada na madrugada de hoje,…