Featured

Dor no peito de ansiedade

Por: Andrés Navarro Romance

O nervosismo quase sempre encontra uma maneira de se refletir através dos sintomas físicos; Dor no peito de ansiedade é um dos mais desconfortáveis ​​de todos eles. Aprenda sobre este fenômeno e como distingui-lo de uma situação mais séria.

A ansiedade pode ser expressa de várias formas, desde uma sensação de asfixia ou uma espiral de pensamentos negativos que levam ao medo de morrer por parestesias, náusea ou tontura. De fato, muitos deles vão além da simples ativação fisiológica. Agora, se há um sintoma que causa um medo atroz, geralmente é a dor no peito devido à ansiedade.

Enquanto outros sintomas resultantes de estados ansiosos tendem a chamar menos atenção, a dor no peito devido à ansiedade é uma das causas mais preocupantes em quem sofre com isso. Talvez seja porque essa dor pode imitar quase perfeitamente a que é percebida durante um evento cardíaco .

“Se o homem realmente se acostuma à dor, por que ele sofre mais e mais com o passar do tempo?”
-Anônimo-

É por isso que saber diferenciar a origem causal de uma dor no peito, especialmente quando ocorre na região mediastinal, é tão importante; já que, no pior dos casos, esse tipo de dor pode indicar um problema de saúde urgente.

Quando uma ou mais artérias coronárias sofre um bloqueio ou ruptura e deixou-se proporcionar um fluxo de sangue para uma região cardíaca específica, a referida região, na ausência de oxigênio e nutrientes, que produz uma resposta altamente dolorosa como uma indicação de que algo está a funcionar mal no dispositivo cardíaco.

O que acontece com o coração, como com outros órgãos (como o rim quando sofre cólicas), e que a partir dele emerge a dor referida: sensação de dor que ocorre em uma área diferente para o coração – neste caso, no peito – e é precisamente esse tipo de dor que muitos associam quase exclusivamente a um ataque cardíaco.

Por tudo isso, não é de surpreender que, ao sentir repentinamente uma dor aguda na região peitoral, qualquer um tende a pensar que está sofrendo de um problema cardíaco. A questão é que você tem que ter cuidado com o que você pensa, já que a realidade da questão é que as causas de uma dor no peito podem ser muitas e diferentes. Entre eles, podemos encontrar o seguinte:

Eventos cardiovasculares.
Trauma
Problemas Osteoarticulares.
Lesões musculares
Tumores
Gasto cardíaco elevado e sustentado ao longo do tempo.
Somatizações ansiosas.

E é esse o último caso que pode ser realmente interessante conhecer em profundidade, porque não só ele é apresentado com considerável frequência, mas também pode ser um sinal de alerta que indica que níveis extremos de estresse estão sendo experimentados .

Por que a dor no peito é causada pela ansiedade?

Existe um fenômeno localizado entre o físico e o psicológico chamado somatização, que tem sido amplamente estudado tanto pela disciplina psicológica quanto pela medicina. Baseia-se na manifestação corporal (na forma de dor, movimentos anormais, problemas de saúde, condições de pele, etc.) dos estados emocionais internos.

A experimentação de emoções intensas, seja negativa ou positiva, geralmente apresenta um correlato sensorial no tórax ; Portanto, quando experimentamos muita felicidade, podemos notar como se o peito fosse “explodir de alegria”. Da mesma forma, uma séria perturbação favorece a experimentação de uma sensação desagradável no peito.

Por essa razão, é natural que, em muitas ocasiões, a área do corpo escolhida pela ansiedade para tornar patente a sua presença seja o tórax, e que essa manifestação seja justamente de dor.

Embora esta somatização seja bastante frequente e não represente um perigo iminente, às vezes geralmente indica que existem outros elementos ansiogênicos na vida da pessoa.

Em geral, a dor torácica da ansiedade não se inicia logo que possível devido a um episódio ansioso transitório ou isolado; pelo contrário, geralmente surge como resposta a uma intensa e prolongada presença de ansiedade no indivíduo . Uma presença que poderia gerar consequências negativas para a saúde e o bem-estar do indivíduo.

Confrontado com a percepção de dor no peito devido à ansiedade, a resposta lógica da pessoa é geralmente a experimentar maiores níveis de ansiedade. Desta forma, é criado um círculo vicioso que alimenta de volta e piora a situação às vezes.

Como distinguir uma dor no peito de ansiedade de algo mais sério?

Na presença de uma dor no peito, o primeiro passo é procurar atendimento médico caso possa ser um grave problema de saúde . No entanto, como não é conhecido de antemão se existe algum motivo real de preocupação, é uma boa ideia tentar manter a calma.

Além disso, quando a dor no peito corresponde a um problema cardíaco, geralmente é acompanhada por outros sinais e sintomas que geralmente não estão presentes quando a dor é puramente ansiosa. Por exemplo, o seguinte:

O pulso cardíaco se torna irregular e frequentemente fraco.
Tonturas, perda de força e até desmaios podem ocorrer.
A dor é mais abrasiva e afiada; Geralmente é percebido como atravessar o peito da frente para trás.
É típico que os sintomas que levam a problemas digestivos (dor na boca do estômago, indigestão, dores de estômago e até náuseas e vômitos) ocorram simultaneamente.
Geralmente é observada palidez da pele.
A dor geralmente não desaparece quando a pessoa se acalma.
Portanto, antes de uma dor no peito, é apropriado manter a calma e esperar que um profissional confirme a origem do mesmo , especialmente se houver uma tendência a sentir ansiedade. É importante levar o assunto com a seriedade que ele merece e introduzir em nossas rotinas alguns hábitos que nos ajudem a neutralizar os efeitos da ansiedade e do estresse.

Bem Mais Mulher

Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

Recent Posts

Melhores legendasLegendas de Natal para 2024: melhores frases para suas fotos de Natal para fotos

O Natal está se aproximando, e com ele vem a vontade de compartilhar momentos especiais…

4 dias ago

Adoçamento Amoroso: dicas para manter a chama do amor acesa

O Adoçamento Amoroso é um Trabalho Espiritual realizado para suavizar as energias entre um casal.…

2 meses ago

As 7 cores de roupa que mais envelhecem depois dos 40 anos

Após os 40 anos, certas cores de roupa podem fazer você parecer mais envelhecido devido…

3 meses ago

3 filmes imperdiveis de 2024

COMO VENDER A LUA (PRIME VIDEO) O filme Como Vender a Lua, é uma comédia…

3 meses ago

Namíbia anuncia abate de 723 animais selvagens

A Namíbia anunciou o abate de 723 animais selvagens, incluindo 83 elefantes, como uma medida…

3 meses ago

São Paulo pode registrar menor temperatura do ano com risco de geada

A previsão do tempo indica que São Paulo enfrentará uma geada na madrugada de hoje,…

3 meses ago