Via: Hypeness
A NASA ofereceu dicas de observação para os que pretendem espiar Júpiter. A agência espacial norte-americana garante que você vai poderá avistar o maior planeta do Sistema Solar durante junho com telescópio, binóculo e até a olho nu.
O mês inaugura momento esperado com ansiedade pelos amantes da astronomia no Hemisfério Sul. O clima seco e as noites mais longas de inverno oferecem a combinação ideal para a observação do céu.
“O maior planeta do Sistema Solar será uma jóia brilhante a olho nu”, diz texto no site oficial da NASA. Distante entre 628 milhões e 928 milhões de km da Terra, o maior planeta do Sistema Solar aparecerá maior e mais brilhante no período.
Na segunda-feira (10), Júpiter atinge sua oposição podendo ser visto a noite toda na constelação de Serpentário. Com um pequeno telescópio você vai dar de cara com suas quatro maiores luas e enxergar o planeta revestido com uma tonalidade branco-amarela.
Embora o ápice aconteça em junho, o planeta equivalente 318 vezes a massa da Terra pode ser avistado, em formato de estrela, até meados de outubro.
“Meu conselho é que as pessoas saiam de suas casas, porque é um momento único olhar para as luas [de Júpiter] com um par de binóculos. Busque um horizonte limpo para ver melhor”, disse à CNN Robert Massey, diretor-executivo da Royal Sociedade Astronômica da Inglaterra.
O Observatório Municipal de Americana (OMA), no interior de São Paulo, já iniciou a temporada de observação de Júpiter. A entrada é franca e a programação acontece entre 19h e 22h, sempre no último dia útil da semana. É proibido o acesso de crianças menores de cinco anos à cúpula do Observatório.
Mais informações pelo telefone (19) 3407-2985.
Fonte:Hypeness