A franja está de volta com toda força. E para que você descubra qual a franja ideal para o seu tipo de cabelo, leia essa matéria e fique por dentro.
O corte de cabelo com franja nunca sai de moda, sempre esta em alta entre as mulheres, podem ser mais comportadas, mais atrevidas, ou com poucos fios, mas sempre esta na moda. As franjas sempre enfeitam o rosto, e muitas delas acabam rejuvenescendo a mulher.
Porém todo cuidado é pouco com as franjas para cabelos lisos e pesados, algumas dicas são: não tenha franja se você tem a testa curta, pois o rosto fica achatado, não tenha franja também se você tem fios muito finos, pois não dão um bom caimento, e também, não use se tem cabelo afro, porque as franjas de fios crespos, armam muito.
1-Desfiada
As franjas estão sempre em alta. E com a chegada da estação mais quente do ano, o ideal é fazer um corte de cabelo prático, que não exija muito trabalho.
Por isso, o hair stylist Daniel Oliveira, da Ophicina do Cabelo, sugere a franja desfiada, que dá leveza e movimento, como pede o verão. Além disso, os fios irregulares são aconselháveis para quem tem rosto redondo e quadrado, pois deixam as proporções mais equilibradas. Mas atenção: “quem tem testa grande, deve cortar na altura dos olhos. Isso ajuda a disfarçar”, ressalta
2-Na diagonal
O hair stylist garante que esta é a mais democrática das franjas, já que fica bom em todos os tipos de rosto. “A pessoa escolhe um dos lados que mais lhe agrada e então, o corte é feito”, ensina. O comprimento pode variar: na altura dos olhos, nariz, boca ou queixo.
Quanto à manutenção, Daniel é categórico. “Quando a franja é muito curta, é aconselhável cortá-la uma vez por mês, pois assim que chegar na altura dos olhos vai incomodar. Mas se a franja for um pouco mais longa, pode-se visitar o cabeleireiro a cada dois meses”.
Leia Também: Método Marie Kondo: 12 ensinamentos de organização que todo mundo precisa saber
3-Geométrica
Daniel afirma que, sempre que se corta a franja, a ideia é tentar ‘ovalar’ o rosto para deixá-lo mais harmonioso. Portanto, segundo o profissional, quem tem rosto redondo não pode usar o corte geométrico de maneira alguma. “A franja geométrica é bem compacta, na altura da sobrancelha, ideal para quem tem a testa grande”, destaca.
Para ele, pessoas com cabelos cacheados não devem ter franja. “As mulheres de hoje querem independência e praticidade em tudo, inclusive nos cabelos, e os cacheados exigem mais atenção e cuidado”, diz o hair stylist.
4-Em arco
“Ela é mais curta no meio e alongada nas extremidades”, explica Daniel referindo-se ao corte que forma um meio círculo suave na testa. Para ele, a mulher ganha ares de ‘gatinha’ quando adota esse formato.
A única restrição é para pessoas com os traços do rosto mais arredondados. “Essa franja virou febre em 2008, quando a atriz Alinne Moraes interpretou a personagem Sílvia, na novela Duas Caras”, lembra.
5-Reta
“A franja reta está voltando com tudo, mas na prática, ela é mais usada pelo público jovem. São poucas mulheres que escolhem esse tipo de corte”, diz Daniel. O profissional destaca que, por ser muito jovial, é difícil ver mulheres buscando esse estilo.
“Com exceção de quem tem cabelo liso ‘escorrido’, todos os demais precisam cuidar da franja todos os dias”. Se a franja é na altura dos olhos, ajeite usando escova redonda e secador. Mas se o comprimento for maior, Daniel sugere utilizar uma escova quadrada para mantê-la sempre arrumadinha e com um ar natural.
Fonte: Portal Tudo Aqui
Autor: Cida Ramos