Giovanna Ewbank foi proibida de usar o celular por dois dias devido a um problema de saúde cada vez mais comum em usuários de smartphone.
Gioh ainda disse que seu médico a proibiu de mexer no celular e afirmou que, provavelmente, levará bronca do especialista devido ao vídeo que estava gravando. “Daqui a pouco ele vai ver e eu receberei uma ligação falando: ‘Giovana, o que você está fazendo?’”, contou.
Veja o vídeo:
Mas o celular pode prejudicar a coluna?
A restrição do celular faz todo o sentido, já que a postura empregue para o uso do dispositivos pode trazer consequências sérias para a saúde.
Acontece que quando usamos o celular costumamos inclinar a cabeça para baixo e deixamos de manter a postura adequada. “Nós ficamos retos e olhando para frente para trazer mais conforto para a coluna. Esta é a postura que menos exige da coluna, que já trabalha bastante para nos manter em pé”, explica João Paulo Cortez, ortopedista do Instituto Lerner.
Para ter uma noção, o ortopedista Orlando Neto, coordenador da Comissão de Campanhas da Sociedade Brasileira de Coluna, explica: “Nossa cabeça pesa 5 kg para a coluna quando reta, olhando para frente. Quando inclinamos o pescoço, esse peso pode chegar até a 25 kg!
Quanto mais flexionado o pescoço, maior a pressão na coluna e maior o risco de lesões”. Assim, vamos machucando a coluna aos poucos, sem nem perceber. Ao ficar por uma hora olhando o celular, ou mesmo se não for por muito tempo seguido, mas constantemente abaixar a cabeça para ver as notificações, você força repetidamente a mesma região da coluna, contraindo a mesma musculatura diversas vezes.
O problema tem até mesmo um nome: text neck (pescoço de mensagem, em tradução livre).
Independente da coluna ter travado pelo excesso de celular ou por outra atividade, é recomendado evitar o aparelho para não agravar o problema.
Informações:Tv Famosos