No Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira, 20, Leandra Leal postou uma foto junto com a filha Julia, de 3 anos, adotada por ela e marido Alê Youssef. Na publicação, a atriz falou sobre sua luta contra o preconceito e racismo.
Eu, que sempre lutei por liberdade e igualdade, que sempre me indignei contra a injustiça, intolerância, machismo e preconceito. Eu, que sempre me considerei politizada e consciente, cai na terra quando fui mãe”, começa escrevendo a atriz.
“De alguma forma, a maternidade intensificou isso tudo. Acho que toda mãe passa por esse processo: tem medo desse mundo, tem dúvidas de como criar sua filha para ser forte e potente, capaz de autonomia e enfrentamento. Capaz de amar o outro como a si próprio”, continua.
Em seguida, Leandra Leal fala especificamente sobre o preconceito e a experiência de ser uma mãe branca de uma menina negra. “Eu me abri e me coloquei num lugar que, por mais que eu tivesse consciência da sua existência, eu não sentia. E pior, eu nunca vou sentir. Eu nunca vou poder de fato compartilhar o sentimento da minha filha ao sofrer preconceito”, diz.
Leandra Leal conta que, por conta do preconceito, fará de tudo para que a filha tenha uma autoestima forte e que também tornará sua a luta contra o racismo. “O que eu posso fazer é tornar essa luta minha também. É criá-la forte, como minha mãe me criou, é dar autoestima, consciência, liberdade e amor. É dentro do meu lugar de fala, contar para outros brancos como nós somos privilegiados e como precisamos abrir mão desses privilégios!”, explica.
A atriz termina o post falando que precisamos compreender que nossa sociedade que é diversa, plural, desigual e racista e se comprometendo a estar sempre ao lado da filha. “Eu, como mãe da Julia, agradeço infinitamente a oportunidade de ser sua mãe e me comprometo a estar do seu lado nessa luta, minha filha. Para todo o sempre”, finaliza.
Confira a publicação na íntegra:
Quem não ama um bolo de milho cremoso e quentinho, feito com aquele toque especial…
O Natal está se aproximando, e com ele vem a vontade de compartilhar momentos especiais…
O Adoçamento Amoroso é um Trabalho Espiritual realizado para suavizar as energias entre um casal.…
Após os 40 anos, certas cores de roupa podem fazer você parecer mais envelhecido devido…
COMO VENDER A LUA (PRIME VIDEO) O filme Como Vender a Lua, é uma comédia…
A Namíbia anunciou o abate de 723 animais selvagens, incluindo 83 elefantes, como uma medida…