Friedrich Nietzsche disse, “Aquele que não tem pai, deve procurar ser um”. O filósofo dizia isso pela importância que os pais tem no desenvolvimento das crianças, exatamente como as mães. De fato, tanto o amor ou rejeição do pai ou da mãe pode afetar profundamente o equilíbrio emocional, auto-estima e saúde mental dos filhos.
Diferentes estudos que levaram em consideração a ausência do pai, chegaram a conclusão que isso acarreta na criança sérios problemas de adaptação, bem como o surgimento de comportamentos destrutivos e risco à medida que crescem. Obviamente, a sua presença e compreensão têm o efeito oposto: eles facilitam a adaptação da criança e promover o desenvolvimento psicológico saudável.
Pesquisadores da Michigan State University realizaram um estudo que analisou a importância dos pais na vida dos seus filhos. Ao longo da pesquisa coletou dados de cerca de 730 famílias em todo o país.
Esses psicólogos focados em analisar os efeitos do estresse dos pais e problemas mentais, como depressão e ansiedade em crianças. Eles descobriram que esses problemas afetam a relação dos pais com as crianças e, portanto, influenciou o desenvolvimento destes.
Obviamente, este é um resultado previsível, algo como descobrir a água quente próxima de um vulcão extinto. No entanto, o mais interessante foi que o estado mental dos pais teve implicações de longo prazo sobre seus filhos, especialmente relacionadas com as habilidades sociais, tais como auto-controle e capacidade de cooperar com seus pares.
Por exemplo, verificou-se que quando os pais sofriam de depressão durante os primeiros anos de vida de seus filhos, isso poderia afetar mais o desenvolvimento social de crianças que a depressão ou a ansiedade materna. O estudo também descobriu que um alto nível de estresse dos pais quando seus filhos estão entre 2 e 3 anos, é particularmente prejudicial para o desenvolvimento cognitivo e da linguagem.
O estranho é que esses problemas surgiram independentemente da influência positiva que poderia exercer sua mãe. No entanto, como esperado, a influência dos pais foi mais evidente em meninos do que meninas, provavelmente porque eles se identificam mais com a figura do pai e, portanto, o seu comportamento os afeta mais.
Nos últimos anos, os psicólogos começaram a estudar mais profundamente o papel dos pais no desenvolvimento da criança. Assim, tem havido várias investigações que destacam a importância da figura paterna. Tem apreciado que quando as crianças têm um pai que está envolvido ativamente na sua educação, estão mais confiantes para explorar seu ambiente e são mais emocionalmente estável à medida que crescem. Eles também tendem a ter melhor desempenho escolar e desenvolver habilidades mais sociais.
Recentemente, alguns psicólogos da Universidade de Connecticut analisaram dados de 36 estudos envolvendo 10.000 pais e seus filhos. Estes pesquisadores queriam entender como um pai distante ou frio pode afetar o desenvolvimento de seus filhos. Eles descobriram que as crianças que foram rejeitadas por seus pais, mostrou sinais de ansiedade e insegurança, assim como o comportamento mais agressivo e hostil.
Estes resultados tornam claro o fato de que os pais são tão importantes para o bem-estar psicológico de seus filhos como as mães, e eles têm uma grande responsabilidade no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
A paternidade não é uma tarefa fácil, especialmente para os novos pais. É normal para os pais, como mães, têm os seus próprios medos, inseguranças e preocupações. Para isto se acrescentar que muitos pais se sentem compelidos a parecer forte e ser o apoio emocional de seus parceiros, de modo que estão em maior risco de se sentir sobrecarregado emocionalmente. Na verdade, esta situação torna-os mais propensos a sofrer de stress elevado, o que irá fazer mal a pequena.
– Reconhecer os sinais de estresse. O primeiro problema é que muitos pais têm impregnada em sua rotina diária e sentir-se obrigado a ser os chefes de família, nem sequer reconhecer os sinais de stress. Portanto, o primeiro passo é reconhecer que você se sente ansioso ou estressado. Também é importante que você detectar os gatilhos de stress na sua vida diária, para que possa eliminar ou, pelo menos, minimizar o seu impacto.
– Reserve um tempo para você. É importante que os pais têm uma vida para além do cuidado e atenção que eles podem dar ao seu filho. Então não se esqueça de passar tempo de qualidade com o seu parceiro e não abandonar completamente seus hobbies.
– Expresse como você se sente. Falando sobre seus medos, preocupações e ansiedades irá ajudá-lo a se sentir melhor. Não há necessidade de esconder esses sentimentos. Na verdade, é importante que seu parceiro sabe sua preocupação sobre ser um bom pai e apoiá-lo, sentimentos que você vai fortalecer os laços que os mantêm juntos.
Se você está lutando para navegar na dinâmica da família, a terapia pode ser um ótimo recurso para orientação.
Publicado originalmente em Rincón de la psicología – Tradução e adaptação: Revista Bem Mais Mulher.
Fontes:
Vallotton, C. et. Al. (2016) Child behavior problems: Mothers’ and fathers’ mental health matters today and tomorrow. Early Childhood Research Quarterly; 37: 81-93.
Khaleque, A. & Rohner, R. P. (2011) Transnational Relations Between Perceived Parental Acceptance and Personality Dispositions of Children and Adults: A Meta-Analytic Review. Personality and Social Psychology Review, 2011; 16 (2): 103-115.
O Natal está se aproximando, e com ele vem a vontade de compartilhar momentos especiais…
O Adoçamento Amoroso é um Trabalho Espiritual realizado para suavizar as energias entre um casal.…
Após os 40 anos, certas cores de roupa podem fazer você parecer mais envelhecido devido…
COMO VENDER A LUA (PRIME VIDEO) O filme Como Vender a Lua, é uma comédia…
A Namíbia anunciou o abate de 723 animais selvagens, incluindo 83 elefantes, como uma medida…
A previsão do tempo indica que São Paulo enfrentará uma geada na madrugada de hoje,…