Relacionamentos

A gente não se apaixona pelo real, mas pelo nosso imaginário

Por Anieli Talon

A gente não se apaixona pelo real, mas pelo nosso imaginário. Fugimos na realidade e nos envolvemos com as nossas próprias projeções e criamos uma ideia de pessoa, de relação, de ambiente baseado naquilo que criamos em nosso ideal.

Na verdade, é assim que acontece: temos um olhar individual para as coisas, pessoas e situações, e elas passam pelo nosso julgamento, interpretação e olhar e nesse resultado, definimos o que é bom pra nós, traduzimos o que estamos vivendo, que tipo de pessoa estamos lidando, situação vivenciando e o onde isso pode levar.

Criamos toda uma fantasia baseada em fatos, aspectos e características daquilo que interagimos sem dar oportunidade de observar e compreender as reais motivações e experiência.

Por vezes, o véu desta ilusão cai e nos vemos presos numa armadilha que nós mesmo criamos. Idealizamos a relação, o parceiro, acreditamos que tudo era de uma forma e de repente se revelou de outra.

Na verdade, temos a triste mania de inventar pessoas, de buscar encaixes por meio de máscaras, de se adaptar ao outro e acreditar no ideal do que sentir a maré, respirar, compreender, ouvir mais e olhar as relações com mais verdade.

Claro que é natural a idealização. Projetamos a vida baseado nas nossas criações, referencias, experiências, traumas, memórias, emoções, percepções… Cada olhar é individual – o que é bom pra mim pode não ser para você. Aquilo que sentimos é a interpretação do que o nosso corpo e mente oferece e assim temos uma experiência subjetiva da vida.

Leia também: Ao nascer, cada signo recebe um dom específico

Mas em meio a essas reações químicas e transformações, é bom parar e observar, sentir, ser… Abrir o campo de percepção… Criar a expectativa nos torna refém de uma realidade. Ouvi uma vez que expectativa é a mãe da frustração, devo concordar.

Chega então um momento da vida que carregamos bagagem suficiente para compreender quem sim que não, quem nunca. Atentar aos sinais é sinal de maturidade e isso requer presença.

A intuição é nossa mestra, é a voz do coração. Não negligencie este poder interno. A arrogância de permanecer em situações por falso romantismo pode te deixar preso a situações desconfortáveis e te tornar ainda mais impotente.

Idealizar juntos é uma coisa, sozinho pode ser arriscado. Dois universos que não se entendem não podem conviver no mesmo espaço.

Gostamos de viver histórias de amor, buscamos isso para a vida – a saga do amor – mas não devemos forçar sua existência por meio das carências e do medo de viver sozinho.

A solitude é essencial para a construção do verdadeiro eu. Ela traz mais verdades que ilusões. Quando se entra numa relação partindo da solitude, as ilusões são menos constantes e a verdade será sempre um requisito.

Buscar sempre o que é de verdade permitindo o livre expressar e a livre escolha de quem vem para interagir com nosso espaço sagrado.

Crédito de capa: Kellepics

Anieli Talon

É jornalista, atriz e tem a comunicação como aliada. Escritora por natureza, tem mania de preencher folhas brancas com textos contagiados por suas inspirações.

Recent Posts

Bolo sem açúcar pronto em menos de 1h

Que tal fazer um bolo sem açúcar e que ainda fica pronto em menos de…

4 semanas ago

Vomitar no mundo espiritual: entenda os significados

Vomitar no mundo espiritual: entenda os significados No universo da espiritualidade muitos fenômenos são interpretados…

2 meses ago

Bolo de milho cremoso com poucos ingredientes: é assim que faz na roça

Quem não ama um bolo de milho cremoso e quentinho, feito com aquele toque especial…

4 meses ago

Melhores legendasLegendas de Natal para 2024: melhores frases para suas fotos de Natal para fotos

O Natal está se aproximando, e com ele vem a vontade de compartilhar momentos especiais…

5 meses ago

Adoçamento Amoroso: dicas para manter a chama do amor acesa

O Adoçamento Amoroso é um Trabalho Espiritual realizado para suavizar as energias entre um casal.…

6 meses ago

As 7 cores de roupa que mais envelhecem depois dos 40 anos

Após os 40 anos, certas cores de roupa podem fazer você parecer mais envelhecido devido…

7 meses ago