Featured

Papa Francisco lamenta que as vezes os animais de estimação substituem as crianças

Por: Antoine Mekary | ALETEIA

Em sua catequese semanal, o Papa falou sobre a figura de São José e a importância do vínculo de amor paterno

“Muitos casais não têm filhos porque não querem, ou têm só um porque não querem outros, mas têm dois cães, dois gatos… Pois é, cães e gatos ocupam o lugar dos filhos. Sim, faz rir, entendo, mas é a realidade”, disse hoje o Papa Francisco.

Em sua catequese com os peregrinos na Sala Paulo VI, no Vaticano, o Papa falou sobre a figura de São José como pai adotivo de Jesus.

Segundo o Papa, pensar na paternidade hoje é algo “muito importante”.

Vivemos numa época de notável orfandade. É curioso: a nossa civilização é um pouco órfã, e sente-se esta orfandade. Ajude-nos a figura de São José a entender como se resolve o sentido de orfandade que hoje nos faz tanto mal.

Não se nasce pai
De fato, o Papa Francisco afirmou que não é suficiente pôr um filho no mundo para dizer que também somos pais ou mães.

Não se nasce pai, torna-se tal… E não se torna pai, apenas porque se colocou no mundo um filho, mas porque se cuida responsavelmente dele. Sempre que alguém assume a responsabilidade pela vida de outrem, em certo sentido exerce a paternidade a seu respeito.

Em seguida, o Papa afirmou que pensava, em particular, “em todos aqueles que se abrem a acolher a vida através da adoção, que é uma atitude tão generosa e positiva”.

José mostra-nos que este tipo de vínculo não é secundário, não é uma alternativa. Este tipo de escolha está entre as formas mais elevadas de amor e de paternidade e maternidade. Quantas crianças no mundo estão à espera de alguém que cuide delas! E quantos cônjuges desejam ser pais e mães, mas não o conseguem por razões biológicas; ou, embora já tenham filhos, querem partilhar o afeto familiar com quantos não o têm. Não devemos ter medo de escolher o caminho da adoção, de assumir o “risco” do acolhimento.

Egoísmo

Nesse sentido, Francisco afirmou que hoje, “também, com a orfandade, existe um determinado egoísmo”.

Há dias, falei sobre o inverno demográfico que há atualmente: as pessoas não querem ter filhos, ou apenas um e nada mais. E muitos casais não têm filhos porque não querem, ou têm só um porque não querem outros, mas têm dois cães, dois gatos… Pois é, cães e gatos ocupam o lugar dos filhos. Sim, faz rir, entendo, mas é a realidade. E esta negação da paternidade e da maternidade diminui-nos, cancela a nossa humanidade. E assim a civilização torna-se mais velha e sem humanidade, porque se perde a riqueza da paternidade e da maternidade. E a Pátria que não tem filhos sofre e – como dizia alguém um pouco humoristicamente – “e agora quem pagará os impostos para a minha reforma, que não há filhos? Quem se ocupará de mim?”: ria, mas é a verdade.

Plenitude da vida
Então o Papa pediu a São José “a graça de despertar as consciências e pensar nisto: em ter filhos”.

A paternidade e a maternidade são a plenitude da vida de uma pessoa. Pensai nisto. É verdade, existe a paternidade espiritual e a maternidade espiritual para quem se consagra a Deus; mas quem vive no mundo e se casa, deve pensar em ter filhos, em dar a vida, pois serão eles que lhes fecharão os olhos, que pensarão no seu futuro. E também, se não podeis ter filhos, pensai na adoção. É um risco, sim: ter um filho é sempre um risco, quer natural quer adotivo. Mas pior é não os ter, é negar a paternidade, negar a maternidade, tanto a real como a espiritual. A um homem e a uma mulher que voluntariamente não desenvolvem o sentido da paternidade e da maternidade, falta algo principal, importante. Pensai nisto, por favor.

O Papa disse esperar que as instituições “estejam sempre prontas a ajudar neste sentido da adoção”.

Controlando seriamente, mas também simplificando o procedimento necessário para que se realize o sonho de tantos pequeninos que precisam de uma família, e de tantos cônjuges que desejam entregar-se com amor.

Rezo para que ninguém se sinta sem um vínculo de amor paterno. E quantos estão doentes de orfandade continuem em frente sem este sentimento tão negativo. Possa São José exercer a sua proteção e a sua ajuda sobre os órfãos; e que interceda pelos casais que desejam ter um filho.

Bem Mais Mulher

Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

Recent Posts

Melhores legendasLegendas de Natal para 2024: melhores frases para suas fotos de Natal para fotos

O Natal está se aproximando, e com ele vem a vontade de compartilhar momentos especiais…

3 dias ago

Adoçamento Amoroso: dicas para manter a chama do amor acesa

O Adoçamento Amoroso é um Trabalho Espiritual realizado para suavizar as energias entre um casal.…

2 meses ago

As 7 cores de roupa que mais envelhecem depois dos 40 anos

Após os 40 anos, certas cores de roupa podem fazer você parecer mais envelhecido devido…

3 meses ago

3 filmes imperdiveis de 2024

COMO VENDER A LUA (PRIME VIDEO) O filme Como Vender a Lua, é uma comédia…

3 meses ago

Namíbia anuncia abate de 723 animais selvagens

A Namíbia anunciou o abate de 723 animais selvagens, incluindo 83 elefantes, como uma medida…

3 meses ago

São Paulo pode registrar menor temperatura do ano com risco de geada

A previsão do tempo indica que São Paulo enfrentará uma geada na madrugada de hoje,…

3 meses ago